Resultados exatos
Buscar em títulos
Buscar no conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas
Filtrar por categorias
+ Natureza
Abandonados
Banner
Cachoeiras
Cachoeiras em Baependi
Cachoeiras em Biritiba Mirim
Cachoeiras em Boiçucanga
Cachoeiras em Bueno Brandão
Cachoeiras em Cubatão
Cachoeiras em Ilha Grande
Cachoeiras em IlhaBela
Cachoeiras em Joanópolis
Cachoeiras em Maromba
Cachoeiras em MG
Cachoeiras em Mogi das Cruzes
Cachoeiras em Paranapiacaba
Cachoeiras em Petrópolis
Cachoeiras em Prudentópolis
Cachoeiras em São Bernardo
Cachoeiras em São José do Barreiro
Cachoeiras em São Sebastião
Cachoeiras em São Thomé das Letras
Cachoeiras em SP
Cachoeiras em Tabuleiro
Cachoeiras em Visconde de Mauá
Cachoeiras em Votorantim
Cachoeiras na Bahia
Cachoeiras na Chapada Diamantina
Cachoeiras no Alto Caparaó
Cachoeiras no Espírito Santo
Cachoeiras no Paraná
Cachoeiras no Rio de Janeiro
Camping
Campings em Bertioga
Cata Lixo
Cavernas
Curiosidades
Dicas
Doação de Sangue
Economizar para viajar!
Entretenimento
Equipamentos
Fazendo o Bem
Grutas em São Sebastião
Grutas em São Thomé das Letras
Grutas na Chapada Diamantina
Iniciantes
Legais
Livros
Mergulho Livre
Montanhas
Montanhas em Aiuruoca
Montanhas em Atibaia
Montanhas em Baependi
Montanhas em Biritiba Mirim
Montanhas em Cunha
Montanhas em Espirito Santo
Montanhas em Extrema
Montanhas em Guarulhos
Montanhas em Ilhabela
Montanhas em Mairiporã
Montanhas em Minas Gerais
Montanhas em Mogi das Cruzes
Montanhas em Monte Verde
Montanhas em Passa Quatro
Montanhas em Petrópolis
Montanhas em Piquete
Montanhas em São Bento do Sapucaí
Montanhas em São José do Barreiro
Montanhas em São Paulo
Montanhas em São Thomé das Letras
Montanhas em Ubatuba
Montanhas em Visconde de Mauá
Montanhas na Bahia
Montanhas na Chapada Diamantina
Montanhas na Cidade de São Paulo
Montanhas na Lapinha da Serra
Montanhas no Alto Caparaó
Montanhas no Itatiaia
Montanhas no Rio de Janeiro
Outros
Paranapiacaba
Pedal
Plaquinhas do Bem
Poços Cristalinos
Praias
Praias em Bertioga
Praias em Ilha Grande
Praias em IlhaBela
Praias em Peruíbe
Praias em São Paulo
Praias em São Sebastião
Praias em Ubatuba
Praias no Guarujá
Praias no Rio de Janeiro
Queluz
Relatos
Roteiros
Segurança
Sustentabilidade
Travessias
Travessias em Cubatão
Travessias em Minas Gerais
Travessias em Mogi das Cruzes
Travessias em Paranapiacaba
Travessias em Passa Quatro
Travessias em Petrópolis
Travessias em São Bernardo
Travessias em São José do Barreiro
Travessias em SP
Travessias em Teresópolis
Travessias no Rio de Janeiro
Trilhas
Trilhas em SP
{ "homeurl": "http://coconomato.com.br/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "hover", "itemscount": 4, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "70px", "showauthor": 0, "showdate": 1, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados:", "didyoumeantext": "Você quis dizer?", "defaultImage": "http://coconomato.com.br/wp-content/plugins/ajax-search-lite/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "scrollToResults": 0, "resultareaclickable": 1, "defaultsearchtext": "", "autocomplete": { "enabled" : 1, "lang" : "en" }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "redirectonclick": 0, "trigger_on_facet_change": 1, "settingsimagepos": "left", "hresultanimation": "fx-none", "vresultanimation": "fx-none", "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "iianimation": "1", "analytics": 1, "analyticsString": "busca-{asl_term}", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "overridewpdefault": "0" }

Cachoeira Salto do Pântano Descalvado

Cachoeira Salto do Pântano Descalvado é uma das mais lindas na região de Descalvado e São Carlos. Esse é mais um relato enviado pelo nosso colaborador Danilo Leal.

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado - Vista de Cima

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado – Vista de Cima

Cachoeira Saltodo Pântano Descalvado – o Relato

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado - Base II

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado – Base II

Como um entusiasta da vida natural e as riquezas que ela proporciona para o seguir de qualquer humano, não me dei por sossegado até que visitasse alguma coisa no feriado que venho a contar.

Acontece que eu estou estudando na Universidade Federal de São Carlos há quase dois anos e ouvi muitos relatos de cachoeiras que ficam perto da cidade. No primeiro semestre desse ano, 2015, no feriado do Dia do Trabalhador, alguns amigos vieram para minha casa de São Paulo. Buscando formas diversas e únicas de entreter os visitantes, além de festas universitárias que não seriam encontradas pois a cidade fica morta em feriados, eu, pelo menos, queria que acontecesse algo inusitado. Sexta-feira a noite comecei a sugerir a ideia de ir à alguma cachoeira, só jogando mesmo a ideia no ar.

Insisti, insisti. Em alguns minutinhos de pesquisa, encontrei a Cachoeira da qual motiva-me a escrever isto. Bom, vimos a distância dela ao centro de São Carlos, procuramos relatos sobre dificuldades, segurança, e todas essas coisas. Sábado de manhã, saímos. Como chegar nela pode ser acompanhado pelo Google Maps, ele consegue te direcionar ao local, mais ou menos. A cachoeira, na verdade, fica na cidade de Descalvado, que fica à aproximadamente uns 15km de São Carlos.

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado - Vista da base

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado – Vista da base

Indo em direção à Descalvado e seguindo o trajeto do Maps, uma hora você sairá da estrada de asfalto normal e pegar uma curva pra entrar numa estrada de terra. Ela vai ter uma bifurcação depois de uns 5-10min de estrada. Todos esses detalhes o Maps auxilia com êxito. Com uma exceção.

Quando você chega no seu destino pelo Maps, parece que você está simplesmente no meio do nada e não há nenhum sinal de cachoeira. Um pouco a frente, encontramos uma fazenda. Estávamos em sete pessoas e nesse momento, perdidos nessa estrada de terra, todos já estavam parcialmente arrependidos de terem gastado tempo e gasolina pra não achar nada. Com medo, fomos indo pra dentro da fazenda em busca de alguém que pudesse dar algum norte, se é que essa cachoeira ficasse por ali. Por sorte, um carro passou depois de uns 3min andando a pé pra dentro da fazenda. Perguntamos, reciosos, “Por favor, você sabe dizer se a Cachoeira Salto do Pântano fica por aqui?” O motorista falou que fica um pouquinho pra trás da fazenda, que acompanharia-nos até a “entrada”.

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado - Rio

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado – Rio

Como escrevo esse relato com esperanças de que alguém visite essa linda cachoeira, caso você chegue a encontrar essa fazenda, recomendo que pare o carro perto da fazenda. Ah sim, esse é um ponto importante! É uma estrada de terra, vazia. Como o senhor que encontramos na fazenda nos guiou até o começo da trilha, paramos o carro logo em frente. Mas, já deixo avisado, que fomos na loucura. Um sentimento bom mas não tão legal quando o carro que você usou para chegar até lá não é seu e sim dos seus amigos, hehe. É uma cachoeira literalmente no meio do nada, sem infraestrutura, mas a estrada é bastante vazia.

Paramos o carro e iniciamos a trilha, que é bem tranquila. Até certo ponto ela é mais ou menos plana e entre muito mato. Recomendo que não faça o que fizemos e vá de tênis, e não de chinelo, haha! Vai chegar uma hora que começa descida. A cachoeira tem uma queda de aproximadamente 40 a 50m então a água respinga por todo canto, então nessa parte da trilha que começa a descida, a importância do tênis torna-se fundamental. Alguma alma boa, pensando nos futuros exploradores, já deixou uma corda lá. Com ela, você consegue ter uma segurança maior pra descer as escorregadias pedras e cheias de terra, também. Mas, mesmo falando dessa forma, que talvez soe meio difícil, a trilha é bem tranquila. Fomos em 7 pessoas que basicamente não tinha experiência nenhuma, fomos na loucura, querendo curtir o feriado em uma cidade distante de casa.

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado - Base

Cachoeira Salto do Pantano em Descalvado – Base

Bom, uma vez na cachoeira, aproveite muito. Ela é linda, e tudo ali por perto é lindo. Pegamos um dia de sorte aonde tinha um arco-íris que se iniciava e terminava na cachoeira (ver as fotos). Apesar de ter uma correnteza de leve, a cachoeira é tranquila pra molhar a perna e até dar um mergulinho mas, sempre com bastante cuidado, porque existem partes de baixo da água que são de pedra e outras de areia então, não pule de cabeça! Tiramos a roupa por ali mesmo, deixamos em cima de pedras coisas como camisa, celular e etc, e fomos pra água. Curtimos, e voltamos. Tudo isso não deu nem 3 horas, foi bem rápido pois estávamos preocupados com o carro lá em cima, então você que pretende ir a cachoeira, fique ciente dos riscos!

Em questão de preço, talvez seja uma cachoeira cara de se visitar. Como eu e meus parceiros de apartamento já estávamos em São Carlos, pra nós foi tranquilo. Pra galera que veio nos visitar de São Paulo pro feriado, a viagem de carro é carinha. Se você sair de SP rumo à São Carlos, com 4 pessoas no carro, cada um consegue gastar só de viagem estourando uns $30, visto o alto preço de pedágio da Rodovia dos Bandeirantes. De ônibus é ainda mais caro, saindo de SP. Para a pessoa que não é estudante, ida e volta para São Carlos é $110, sendo que a cachoeira ainda fica a aproximadamente uns 7-10km de distância do centro de Descalvado. Então, recomendo que vá de carro, com o carro cheio! De São Carlos para Descalvado, é uma viagem tranquila e rápida, totalizando ida e volta, aproximadamente 30km.

Vou pra sempre lembrar dessa cachoeira visto que foi a primeira que vi na minha vida. Sempre me limitei por não ter transporte como carro ou amigos que se não se propunham a entrar junto comigo nessas aventuras. Arrastei-os para essa exploração e acabou que todos curtiram e isso me deixou muito feliz. À todos que puderem, visitem-a! É linda, água limpinha e bem gelada! Ótima pra visitar durante o verão, principalmente você que é da região de São Carlos e Araraquara!

Boa sorte e viva a natureza!

Lembrete: Não há infraestrutura nenhuma pra essa cachoeira, portanto, assim como tanto pontua esse maravilhoso blog, seja responsável, consciente e humano ao se preocupar com a natureza. Não deixe lixos, não use drogas nem beba (ainda mais porque é uma descida) e cuidado com pertences de valor, como celular e cameras. É muito fácil de escorregar e quebrar algo! Vá de tênis! Não precisa ser experiente nem nada pra encarar essa aventura, só precisa ser cuidadoso.

Largamos tudo e estamos viajando o mundo de bicicleta cadastrando mais atrativos naturais com todas informações necessárias para facilitar sua trip! Apoie nosso projeto fazendo uma doação de qualquer valor!


Atenção

Este conteúdo, assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios é de responsabilidade do usuário Danilo Leal do site Côco no Mato.

O Côco no Mato disposibiliza o espaço do site para que qualquer interessado possa contribuir com os artigos.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Autor: Danilo Leal
Posts escritos: 1

"Entusiasta da natureza e alimentação viva, vegano, filósofo, músico e sinteticamente, ser humano. Através de experiências, faço de mim o que há de mais vivo nesse planeta, a consciência. Seguimos com o Cocô no Mato!"

Compartilhe este post no