Resultados exatos
Travessias no Rio de Janeiro
Trilhas
Trilhas em SP
{ "homeurl": "http://coconomato.com.br/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "hover", "itemscount": 4, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "70px", "showauthor": 0, "showdate": 1, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados:", "didyoumeantext": "Você quis dizer?", "defaultImage": "http://coconomato.com.br/wp-content/plugins/ajax-search-lite/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "scrollToResults": 0, "resultareaclickable": 1, "defaultsearchtext": "", "autocomplete": { "enabled" : 1, "lang" : "en" }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "redirectonclick": 0, "trigger_on_facet_change": 1, "settingsimagepos": "left", "hresultanimation": "fx-none", "vresultanimation": "fx-none", "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "iianimation": "1", "analytics": 1, "analyticsString": "busca-{asl_term}", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "overridewpdefault": "0" }

Pico do Corcovado de Ubatuba 1180 metros em SP

O Pico do Corcovado de Ubatuba sem dúvidas oferece um dos melhores visuais do litoral paulista, um trekking pesado mas que vale todo o esforço devido ao belo visual. Veja abaixo todas informações do Pico do Corcovado de Ubatuba.

Clique e veja as Montanhas em Ubatuba e as Montanhas em SP.

Pico do Corcovado de Ubatuba

Informações resumida do Pico do Corcovado de Ubatuba

• Cidade – Ubatuba/SP
  • Custo de ônibus: pela viação Litorânea (http://www.litoranea.com.br/)R$60,40 ida + R$57,95 volta + R$8,00 de ônibus regional = R$126,35
  • Custo de carro: depende do seu carro e a quantidade de pessoas, calcule pelo roterizador (http://www.semparar.com.br/para-voce/roteirizador/) no nosso caso o custo total foi de R$140,00 de gasolina. O total de pedágio indo pela Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto foi de R$10,40 na ida e o mesmo valor na volta e também pagamos R$10,00 para deixar o carro no quintal do Sr. Fukamoto (algo assim), total de R$170,80, lembrando que este valor é dividido pela quantidade de pessoas no carro
  • Dificuldade: Difícil
  • Navegação: Fácil
  • Desnível: Só subida
  • Kilometragem: Aproximadamente 8 km
  • Atrativos: Fauna, flora, rios, nascentes, mirantes e o Pico do Corcovado de Ubatuba
  • Tempo de caminhada: de 3 até 8 horas (depende muito do ritmo das pessoas)
  • Altitude acima do nível do mar: Aproximadamente 1180 metros

Pico do Corcovado de Ubatuba - Visual

Pico do Corcovado de Ubatuba – Visual

Informações detalhadas do Pico do Corcovado de Ubatuba

Segue abaixo todas informações necessárias para visitar o Pico do Corcovado de Ubatuba:

Veja também

Pico do Corcovado de Ubatuba – Trilha

Como chegar ao Pico do Corcovado de Ubatuba

De carro

Para chegar até o inicio da trilha siga pela Rio-Santos até o Km 96 e entre no Bairro do Corcovado, poucos metros após sair da rodovia haverá uma bifurcação, siga pela esquerda na estrada asfaltada, mais ou menos 1 km a frente você verá placa indicando a direita o caminho para o Pico já em estrada de terra, entrando nessa estrada, após passar a ponte o inicio da trilha é na segunda entrada a direita onde é possível chegar de carro até um campo de futebol.

De ônibus

Ônibus pela empresa Litorânea saindo do terminal rodoviário Tietê (www.litoranea.com.br), o valor de ida é R$60,70 e de volta é R$58,05, a viagem de ida leva 4 horas e 15 minutos e a volta 4 horas e 30 minutos.

Chegando a rodoviária de Ubatuba vá até a praia Dura e pegue um ônibus com o nome de Corcovado, esse ônibus passa de 1 em 1 hora, como não fomos de ônibus não sei se ele entra no bairro ou passa na frente, se quiser ir a pé disseram que leva mais ou menos 1 hora de caminhada até o bairro, se por acaso ele deixar você na entrada do bairro siga pela estrada de asfalto a direita do lado de um galpão que possui umas lojas embaixo, ou pergunte para algum morador, todos conhecem a entrada do Pico do Corcovado de Ubatuba.

Siga pelo asfalto e uma hora você terá que entrar em uma estrada a esquerda, siga em frente e você verá uma placa a direita em um estradinha indicando a entrada do Pico do Corcovado, após mas um tempo de caminhada você passará por uma ponte de cimento que passa por cima de um riozinho, você encontrará algumas casas e siga a esquerda, você passará pelo campo de futebol e encontrará o ínicio da trilha.

Trilha do Pico do Corcovado de Ubatuba

Pico do Corcovado de Ubatuba - Visual da Igrejinha

Pico do Corcovado de Ubatuba – Visual da Igrejinha

A trilha começa após o campo de futebol em uma estrada bem aberta, você segue ela até chegar em uma leve curva para direita onde verá um trilha que segue rente ao muro de arame enfarpado. Seguindo em frente você encontrará um riachinho, onde tem uma pontezinha de bambu, após atravessar a ponte você encontrará uma das poucas bifurcações da trilha, você terá a opção de seguir em frente ou pegar a esquerda, siga a esquerda.

Você cruzará duas vezes um rio e mais um riachinho, após e começara um sobe desce, vai chegar em uma parte que a trilha estará do lado de outro rio, pegue água neste rio (pelo menos dois litros cada um), pois a próxima água (que com certeza terá água) fica bem acima. (Antes desta água existe outro ponto de água mas dependendo da época do ano ele pode estar seco).

Siga a trilha sempre subindo (e que subida), após alguns minutos de caminhada você encontrará uma bifurcação, uma subindo para direita e outra descendo para esquerda (esquerda é uma possível água), siga subindo a direita. Depois de mais um tempo você chegará na “Igrejinha” um monumento de pedra, primeiro você chegará a uma clareira e verá as pedras, não pare alí, siga em frente e terá uma saída pra direita onde você poderá tomar um ar, bater um rango e admirar um belo visual. (foto ao lado).

Continue a subida (desta vez mais íngrime), depois de um “tempinho” você chegará em uma clareira, que possui outra bifurcação, a direita subindo (caminho correto) a esquerda reto outra fonte de água (esta sempre tem água). Este é um belo lugar para cozinhar já que esta próximo da água, abasteça as garrafas pois é o último ponto da água certo do Pico do Corcovado de Ubatuba.

Continue a trilha subindo esta parte fica ainda mais cansativa por causa do peso da água e da subida que fica cada vez mais intensa.

Você chegará em uma clareira em solo plano e sim você já esta próximo ao Pico do Corcovado de Ubatuba, esta parte fica extremamente fácil por ser mais ou menos 1 km de reta, você esta na crista do Pico do Corcovado, siga ela até uma parte que a mata fecha reto e tem uma bifurcação a direita subindo. Esta subida é intensa porém curta, você chegará em um plato que da para seguir a esquerda e direita, a esquerda possui a maior área de camping, porém o cume (onde é possível colocar umas 5 barracas) fica a sua direita.

Existe um ponto da água descendo antes da bifurcação que a direita que da acesso ao cume o caminho é ingrime e não leva mais de uma hora.

Pico do Corcovado de Ubatuba - Camping no Cume

Pico do Corcovado de Ubatuba – Camping no Cume

Quer compartilhar as trilhas que você conhece? Cadastre-se é só 1 minuto cadastrando pelo Facebook.

“A Felicidade só é real quando é compartilhada!”

Nível de dificuldade Pico do Corcovado de Ubatuba

Olha para ser bem sincero eu acredito que foi uma das subidas mais difíceis da minha vida, é muito pior que o 1º dia de Serra Fina, Pico da Bandeira, Pico das Agulhas Negras entre outras montanhas por ai. Então se for se aventurar por lá vá com o físico em dia.

Cuidados na trilha do Pico do Corcovado de Ubatuba

• Animais peçonhentos
  • Risco de se perder
  • Exaustão
  • Desidratação
  • Hipotermia (se for dormir no cume vá preparado para o frio)
  • Risco de queda e fraturas

Segue um link se você quiser saber mais de Perigos na Trilha.

Dicas Importantes para quem vai visitar o Pico do Corcovado de Ubatuba

Veja as dicas pra quem vai ao Corcovado de Bate volta e para acampar:

Pra quem vai de bate volta (Vai e volta no mesmo dia)

• Só convide pessoas preparadas fisicamente para o passeio (para não acabar com o role de todos)
  • Comece o passeio o mais cedo possível para ter mais tempo para subir e descer
  • Vá o mais leve possível
  • Leve uma garrafa de 2 litros de água
  • Se ver que o ritmo esta lento e o pessoal já esta cansado pare no mirante da Igrejinha mesmo e volte outra vez
  • Leve protetor solar, uma hora no cume com o tempo aberto é o suficiente para te torrar

Para quem vai acampar

• Leve somente o necessário, porém no mínimo um bom saco de dormir, mas se tiver leve todos equipos de frio, isolante térmico, anorak, 2º pele, meia, balaclava, toca e etc
  • Leve capa de chuva e protetor solar
  • Almoce no 2º ponto de água citado acima (após a Igrejinha) para subir com menos peso para a noite
  • Se possível na janta faça comidas que não precisam de água para não subir tão pesado
  • Se estiver chuva ou muito vento fique no acampamento da esquerda (o grande) que possui mais árvores para se proteger
  • Não conhecemos o trajeto até o ponto da água no cume, mas algumas pessoas que conhecemos no dia demoraram mais de 1 hora para pegar água, então suba com a água
  • Se o cume estiver lotado, após o cume descendo (bem do lado) tem outra clareira que cabe 3 barracas apertadas, se estiver tudo lotado siga para o camping da esquerda onde cabe MUITAS barracas, chutando ai umas 15
  • Pergunte para os moradores (onde deixou o carro ou a última casa antes do campo de futebol) se teve muitos grupos que subiram para você ter noção se terá espaço ou não
  • Se por acaso não tiver espaço nos campings acima volte até a clareira (no inicio da crista) e fique por lá e ataque o cume cedo para ver o nascer do sol
Pico do Corcovado de Ubatuba - Cume

Pico do Corcovado de Ubatuba – Cume

Regras para subir o Pico do Corcovado de Ubatuba

Para visitar a Unidade de Conservação e realizar atividades em seus atrativos, é necessário entrar em contato para acessar as opções e agendar seus roteiros.

Segue algumas informações importantes para agendamento de visitas ao Pico do Corcovado.

A Agência, Guia ou interessado em fazer visita ao Pico do Corcovado terá que solicitar os procedimentos de reserva ao responsável pelo agendamento do Núcleo Picinguaba.

A administração da UC, envia ao solicitante os procedimentos necessários, que devolve o formulário de reserva preenchido. Caso não sejam constatados irregularidades, o mesmo enviará o restante dos dados do grupo, assim como, o seguro de vida de cada participante.

Com o formulário correto, o Núcleo Picinguaba emite a confirmação de reserva ao solicitante e também providencia o envio da carta a Polícia Ambiental.

Quem poderá cobrar pela atividade?

Somente Guia ou Agência de Turismo com Cadastur (cadastro junto Ministério do Turismo) poderá realizar atividades comerciais no Pico do Corcovado, mediante autorização prévia.

Demais pessoas não poderão realizar atividades comerciais na trilha!

Se a atividade não for comercial, caberá ao solicitante comunicar sua visita e se responsabilizará pela sua segurança e a do grupo que o acompanha.

Para agendar sua visita entre em contato pelo e-mail: agendamento.picinguaba@gmail.com

Obrigações com o Meio Ambiente

• Leve seu lixo
  • Recolha lixo se for possível
  • Não use drogas ou bebidas alcoólicas para diminuir o índice de acidente
  • Faça xixi ou coco a no mínimo 20 metros de qualquer rio ou nascente

Se alguém tiver alguma informação a agregar ou correção estamos abertos a opiniões.

Boa diversão e pra cima do Pico do Corcovado de Ubatuba!

Curta nossa página no Facebook e coloque para receber todes notificações para não perder nenhuma notícia de atrativos naturais maravilhosos em tode o Brasil.

Largamos tudo e estamos viajando o mundo de bicicleta cadastrando mais atrativos naturais com todas informações necessárias para facilitar sua trip! Apoie nosso projeto fazendo uma doação de qualquer valor!

Autor: Raphael Yamamoto
Posts escritos: 261

Raphael Yamamoto, apaixonado pela natureza, nascido em outubro de 1989, solteiro, vegetariano e profissional de marketing digital. - Meu maior sonho pessoal. Cair no mundão com meus irmãos do Cocô no Mato! - E o meu maior sonho para o mundo é tentar mostrar com esse blog uma vida diferente, idéias diferentes, valores diferentes dos atuais que esse sistema FD* implanta, fazendo nossas vidas uma obrigação atrás de outra e no final não vivemos, apenas sobrevivemos! PENSE PRA FORA DA CAXOLA GALERA, não deixe que o sistema implante vontades, valores, missões, modas entre outras coisas lixo em sua vida, isso só é benéfico para ele. LIBERDADE, FELICIDADE, AMOR E JUSTIÇA!