Resultados exatos
Travessias no Rio de Janeiro
Trilhas
Trilhas em SP
{ "homeurl": "http://coconomato.com.br/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "hover", "itemscount": 4, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "70px", "showauthor": 0, "showdate": 1, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados:", "didyoumeantext": "Você quis dizer?", "defaultImage": "http://coconomato.com.br/wp-content/plugins/ajax-search-lite/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "scrollToResults": 0, "resultareaclickable": 1, "defaultsearchtext": "", "autocomplete": { "enabled" : 1, "lang" : "en" }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "redirectonclick": 0, "trigger_on_facet_change": 1, "settingsimagepos": "left", "hresultanimation": "fx-none", "vresultanimation": "fx-none", "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "iianimation": "1", "analytics": 1, "analyticsString": "busca-{asl_term}", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "overridewpdefault": "0" }

Pico do Lopo – O cume mais alto da Serra do Lopo

O Pico do Lopo fica na cidade de Extrema no estado de Minas Gerais. Ele fica a aproximadamente a 1780 metros acima do nível do mar e é uma ótima opção para quem esta iniciando no montanhismo. Veja abaixo todas as informações, dicas, cuidados da trilha do Pico do Lopo.

Veja mais Montanhas em Minas Gerais.

Quero fazer essa Trilha!

Pico do Lopo na Serra do Lopo

Obrigações com o Meio Ambiente

• Leve seu lixo;
  • Recolha lixo se for possível;
  • Não use drogas ou bebidas alcoólicas para diminuir o risco de acidentes;
  • Faça suas necessidades no mínimo a 50 metros de distância de rios e nascentes.

Pico do Lopo – Informações Resumidas

• Cidade: Extrema – MG;

Pico do Lopo - Nascer do Sol

Pico do Lopo – Nascer do Sol

• Custo: Passagem de ônibus ida (R$20,00) passagem de ônibus de volta (R$21,00) pela Viação Cambuí. Total de R$41,00;
  • Dificuldade Física: Moderada (Lembrando que isso  depende da experiência e disposição individual)
  • Dificuldade de Navegação: Média
  • Tipo do terreno: Estrada de terra e trilha em mata, muita subida.
  • Quantos KM:  Aproximadamente 12 km (saindo da rodoviária até o cume)
  • Quanto tempo: Varia de acordo com seu ritmo, mas varia de 3 até 7 horas para chegar ao cume do Pico do Lopo;
  • Altitude acima do nível do mar: 1780 metros;
  • Época boa para visitação: O ano todo (preferência no inverno);
  • Exige técnicas de escalada: Não, mas para assinar o livro no cume sim;
  • Exige equipamentos de escalada: Não, mas para assinar o livro no cume sim;
  • É possível acampar no cume: Sim.

Segue abaixo as informações detalhadas para conhecer o Pico do Lopo.

Localização

O Pico do Lopo esta na cidade de Extrema no estado de Minas Gerais. Existem vários caminhos para se chegar ao cume do Pico do Lopo, iremos relatar os caminhos mais fáceis.

Custo

Saindo de São Paulo do terminal rodoviário Tietê pela Viação Cambuí sentido Extrema o custo é:

• Passagem do Ônibus: R$20,00 ida e R$21,00 volta.
  • Total: R$41,00 (ida e volta)

Veja também

As 10 Maiores Cachoeiras do Brasil

As 10 Montanhas mais Altas do Brasil

Serra da Mantiqueira e suas principais Montanhas e Travessias

Serra Fina uma das mais belas Travessias de Montanha do Brasil

Como chegar na trilha do Pico do Lopo a pé e de carro

Pico do Lopo - Rampa de Asa Delta

Pico do Lopo – Rampa de Asa Delta

Chegando na rodoviária de Extrema é só perguntar para qualquer pessoa onde fica a Serra do Lopo. No caminho existem várias placas indicando a Serra do Pico do Lopo.

O caminho até o início da estrada oficial que leva até a rampa de asa delta demora uns 15 minutos e a partir daí não tem mais erro, é só subir e subir pela estrada principal até chegar na rampa de asa delta.

Recupere o fôlego e aproveite o visual da rampa e depois continue subindo pela estrada, após uns 10 minutos vocês chegarão em um “portal” de tijolos e terá uma trilha a esquerda (antes do portal), a mesma também da acesso ao Pico do Lopo mas você pode se confundir devido as bifurcações, então atravesse o portal e comece a descer. Se estiver de carro você pode deixa-lo do lado do portal.

Durante a descida você passará por uma pousada e terá uma bifurcação a esquerda é nela que você deve entrar.

A Trilha do Pico do Lopo

Entrando a esquerda na estrada após a pousada na trilha bem batida siga a mesma durante uns 15 minutos (no máximo) você encontrará uma trifurcação a esquerda que leva a um enorme platô rochoso que possui um belo visual (vale a pena dar uma paradinha) e voltando a mesma trilha logo em frente você terá mais dois caminhos a seguir. Para esquerda existe a Pedra dos 5 dedos e a direita você segue sentindo Pedra das Flores e para o Pico do Lopo, pegue a direita.

Escolhendo a direita logo você cruzará um ponto de água (o último antes do cume) e você passará por bons locais de acampamento que ficam um pouco antes da Pedra das Flores.

Seguindo adiante depois do acampamento você sairá em um enorme platô rochoso conhecido como Pedra das Flores. E ao fundo a sua direita você verá o maior Pico da Serra do Lopo, o seu destino final Pico do Lopo. (foto ao lado)

Assim que chegar na Pedra das Flores siga a direita sentido o cume e logo você encontrará um caminho que segue sentido ao Pico do Lopo.

No caminho existe uma bifurcação a esquerda descendo (é um caminho alternativo que algumas pessoas sobem pela cidade de Vargem Grande), ignore a bifurcação e sempre escolha a opção que estiver subindo.

Após uns 15 minutos de caminhada você chegará em uma parte onde as rochas formam um “V” e você precisa escalaminhar para passar nessa parte. Algumas pessoas utilizam a corda, mas não é realmente necessário.

Após esse trecho você já estará no último platô embaixo do Pico do Lopo. O cume do Pico do Lopo fica do seu lado direito (o maior) porém para subir e assinar o seu livro você precisa escalar e ter os equipamentos adequados.

Ao seu lado esquerdo tem uma área de acampamento e várias áreas para bivaque.

Quer compartilhar as trilhas que você conhece? Cadastre-se é só 1 minuto cadastrando pelo Facebook.

“A Felicidade só é real quando é compartilhada!”

Nível de Dificuldade da trilha do Pico do Lopo

Pico do Lopo - Visual

Pico do Lopo – Visual

O Pico do Lopo é uma trilha bem tranquila pra quem vai de carro até o portal, existe também a opção de pegar um táxi da rodoviária até lá em cima. (custa em torno de R$50,00).

Pra galera que vai a pé a trilha é bem fácil comparando com a estrada que passou, pois a trilha do Pico do Lopo em si não tem muitas subidas.

Atrativos Naturais Próximos

Além do Pico do Lopo próximo a região da Serra do Lopo existem outros atrativos como: Rampa de Asa Delta, Pedra dos 5 Dedos, Trilha do Pinheirinho, Trilha do Pico do Lopo por Vargem Grande, Cachoeira da Subida por Vargem entre outros.

Cuidados na Trilha do Pico do Lopo

• A subida até a rampa de asa delta é bem tranquila, mas fique atento com os carros ou bicicletas que descem a estrada;
  • A trilha possui algumas bifurcações, mantenha sempre a principal e decore ou marque o caminho feito;
  • Como qualquer mata existem animais silvestres e peçonhentos como: Cobras, Aranhas, Antas, Galinha do mato, Jaguatirica entre outros;
  • Veja a previsão do tempo, não compensa subir o Pico do Lopo em um dia chuvoso;
  • Não tente subir no cume do Pico do Lopo se não estiver com os equipamentos de escalada.

Segue um link se você quiser saber mais de Perigos na Trilha.

Dicas para visitar o Pico do Lopo

• Pegue água na cidade, pois o 1º ponto de água da estrada pode estar seco dependendo da época (principalmente no inverno);
  • Existem várias áreas de acampamento no caminho, mas no cume só cabem aproximadamente 4 barracas confortáveis;
  • Se o cume estiver lotado você pode seguir em frente e acampar na rocha, porém a barraca não ficará corretamente montada;
  • Pra quem vai acampar, inicie a subida o mais cedo possível para pegar o por do sol;
  • Pra quem vai de bate volta inicie cedo a subida para ter mais tempo na volta e também para ter mais tempo em caso de imprevistos;
  • Nunca ouvi relatos de roubo de carros ou de pessoas no Pico do Lopo, mas sempre fique atento.

Estacionamento seguro

Passando a rampa de asa delta e o portal de concreto você pode continuar descendo e ficar atento a sua esquerda e deixar seu carro em uma pousada conhecida como “Blumas da Serra” (Não tenho certeza se é esse o nome, se alguém confirmar me avise por favor) o proprietário do lugar é o Júlio e tem um cachorro lindo, gigante e totalmente dócil, não se assuste.

O valor cobrado pela diária é R$35,00 até meio dia e R$50,00 se passar do meio dia.

Obrigações com o Meio Ambiente

• Leve seu lixo;
  • Recolha lixo se for possível;
  • Não use drogas ou bebidas alcoólicas para diminuir o índice de acidentes;
  • Faça suas necessidades a, no mínimo, 50 metros de distância de rios e nascentes.

Se alguém tiver alguma informação a agregar ou correção, estamos abertos a sugestões.

Boa diversão galera!

Curta nossa página no Facebook e coloque para receber todes notificações para não perder nenhuma notícia de atrativos naturais maravilhosos em tode o Brasil.

Largamos tudo e estamos viajando o mundo de bicicleta cadastrando mais atrativos naturais com todas informações necessárias para facilitar sua trip! Apoie nosso projeto fazendo uma doação de qualquer valor!

Autor: Raphael Yamamoto
Posts escritos: 261

Raphael Yamamoto, apaixonado pela natureza, nascido em outubro de 1989, solteiro, vegetariano e profissional de marketing digital. - Meu maior sonho pessoal. Cair no mundão com meus irmãos do Cocô no Mato! - E o meu maior sonho para o mundo é tentar mostrar com esse blog uma vida diferente, idéias diferentes, valores diferentes dos atuais que esse sistema FD* implanta, fazendo nossas vidas uma obrigação atrás de outra e no final não vivemos, apenas sobrevivemos! PENSE PRA FORA DA CAXOLA GALERA, não deixe que o sistema implante vontades, valores, missões, modas entre outras coisas lixo em sua vida, isso só é benéfico para ele. LIBERDADE, FELICIDADE, AMOR E JUSTIÇA!