Cachoeirão do Vale do Pati a 4° maior cachoeira do Brasil
O Cachoeirão da Chapada Diamantina possui 270 metros de queda e é a 4° maior cachoeira do Brasil. Ela esta localizada no meio de uma das travessias mais belas do país a travessia do Vale do Pati. Veja abaixo todas informações de como conhecer o Cachoeirão da Chapada Diamantina.
Essa publicação é ideal para quem quer conhecer somente o Cachoeirão, se você quer fazer a travessia completa do Vale do Pati que passa pelo Cachoeirão acesse o link do Vale do Pati.
Veja outras Grutas na Chapada Diamantina e também Cachoeiras na Chapada Diamantina.
Obrigações com o Meio Ambiente no Cachoeirão
- Leve seu lixo;
- Recolha lixo se for possível;
- Não use drogas ou bebidas alcoólicas para diminuir o índice de acidente;
- PRESERVE SEMPRE A NATUREZA.
Informações resumidas do Cachoeirão
- Cidade: Entre Andaraí e Vale do Capão – BA – Parque Nacional da Chapada Diamantina;
- Custo: Depende de onde é sua partida;
- Dificuldade: Difícil; (Lembrando que isso depende da experiência e disposição individual);
- Navegação: Fácil;
- Taxa de visitação: Nenhuma;
- Tipo do terreno: Terreno rochoso e trilha na mata com muitas subidas e descidas;
- Quantos KM: Aproximadamente 19 km (ida e volta);
- Quanto tempo: Para visitar o Cachoeirão você precisa de pelo menos dois dias saindo de Andaraí;
- Tamanho da queda: Aproximadamente 270 metros;
- Possui poço para banho: Sim, um poço gigantesco e muito fundo ótimo para banho.
Informações detalhadas do Cachoeirão
Veja com mais detalhes como chegar no Cachoeirão:
Localização
O Cachoeirão fica entre os municípios de Andaraí, Vale do Capão e Guiné no estado da Bahia no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Como chegar na trilha para Cachoeirão
Veja a página de “Como chegar na Chapada Diamantina” e veja como chegar em Andaraí.
Chegando em Andaraí você deve subir para o topo da cidade (pergunte para qualquer morador onde é a trilha para o Vale do Pati ou Cachoeirão).
Você pode deixar seu carro próximo ao último barzinho e depois é só entrar na trilha.
Veja também
As 10 Maiores Cachoeiras do Brasil
As 10 Montanhas mais Altas do Brasil
1° dia da Trilha para o Cachoeirão (Parte baixa)
O objetivo do 1° dia de caminhada é chegar até o Abrigo II do Vale do Pati onde fica o começo do rio do Cachoeirão.
A trilha começa por uma subida constante (será assim durante as próximas horas) por meio de rochas e pedregulhos no entanto é uma subida tranquila com muitos “zigue-zagues” no início.
Água não é o problema pois você encontra inúmeros córregos durante toda a subida.
Este trecho não tem muito segredo, o caminho é sempre por trilha bem batida e você não encontrará nenhuma bifurcação. Essa subida demora aproximadamente 2 a 4 horas.
No final da subida você começa a andar por um terreno areioso, terá mais um ponto de água neste trecho, pegue água suficiente para pelo menos mais 2 horas de caminhada. O caminho segue plano durante uns 45 minutos até chegar no mirante da subida da Ladeira do Império, nesse mirante você terá um visual majestoso do Vale do Pati.
A descida da Ladeira do Império é um “zigue zague” extenso, neste trecho não possue dificuldades, siga a trilha principal até chegar a base da ladeira do Império onde você encontrará o rio do Cachoeirão.
Você pode acampar na base do rio (tem uma boa clareira) ou atravessa-lo até encontrar outra área de camping (do Abrigo II), você pode optar em acampar ou ficar no Abrigo.
2° dia da Trilha para o Cachoeirão (Parte baixa)
Deixe ou esconda as mochilas próximo ao Abrigo II para agilizar a caminhada. A trilha para o Cachoeirão segue em um caminho a direita do camping beirando o rio este que já é o rio do Cachoeirão.
Após uns 20 minutos de caminhada a trilha começa a subir durante uns 30 minutos, quando você chegar no “topo” da subida voltará a descer e a trilha que era bem batida fica um pouco fechada, fique atento e siga sempre pelo caminho mais batido (não precisa varar mato ou abrir trilha em nenhum momento, então se você estiver fazendo isso esta errado).
A descida é mais ingrime que a subida anterior, quando você chegar no final dela, a sua direita, você estará de frente para o enorme poço do Cachoeirão do Vale do Pati. DIVIRTA-SE!
Voltando para o Camping recomendamos que faça um bom almoço e volte pela Ladeira do Império e acampe no seu topo ou pode seguir direto para Andaraí. A opção é sua e depende do desgaste físico de cada um. Se você tiver mais um dia faça no período da tarde a trilha do Cachoeirão por cima.
Trilha do Cachoeirão por cima (Opcional)
Se tiver com um dia sobrando, você pode seguir do Abrigo II até a prefeitura do Vale do Pati (próximo do Sr. Wilson) e conhecer a Cachoeira do Calixto no sentido norte (fácil acesso) e depois seguir sentido sul em uma trilha única e bem batida subindo a serra através de uma fenda entre duas rochas, chegando no topo você terá o visual por cima do Cachoeirão (Neste trecho a navegação é muito complicada), recomendamos contratar um guia local. Valor médio R$40,00 por pessoa.
E depois no último dia volte para Andaraí.
Nível de dificuldade
Não é recomendado fazer somente a trilha do Cachoeirão, recomendamos você fazer a travessia completa do Vale do Pati que vale muito a pena. Mas mesmo que for só para o Cachoeirão é uma trilha mega cansativa e com certa dificuldade de navegação.
Quer compartilhar as trilhas que você conhece? Cadastre-se é só 1 minuto cadastrando pelo Facebook.
“A Felicidade só é real quando é compartilhada!”
Cuidados na Trilha do Cachoeirão
- A trilha é sempre bem batida, você não precisara abrir mato em nenhum momento. Se a trilha fechar, volte, pois você esta errado;
- O poço do Cachoeirão é fundo em alguns trechos tome cuidado;
- Em dias de chuva não se arrisque, cuidado com trombas d’água;
- Como qualquer mata existem animais silvestres e peçonhentos como Cobras, Aranhas, Antas, Galinha do mato, Jaguatirica entre outros.
Segue um link se você quiser saber mais de Perigos na Trilha.
Outros atrativos naturais próximos do Cachoeirão do Vale do Pati
Além do Cachoeirão do Vale do Pati na Chapada Diamantina existem vários outros atrativos como por exemplo: Gruta da Torrinha, Cachoeirão, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira do Buracão, Morro do Castelo, Morro do Pai Inácio, Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Poço Encantado, Gruta Azul, Poço Azul e o Vale do Pati.
Dicas para conhecer o Cachoeirão
- O trecho que você fica por mais tempo sem água é na Ladeira do Império;
- Se não tiver seguro em fazer por conta própria procure um guia local;
- As áreas de campings são boas para acampar, eatão no topo da Ladeira do Império (espaço para poucas barracas), na base da Ladeira do Império e no Abrigo II,
- Leve todo seu lixo e respeite as regras do parque;
- Chegue o mais cedo possível para desfrutar mais da cachoeira e se tiver sorte pega-la vazia.
Obrigações com o Meio Ambiente no Cachoeirão
- Leve seu lixo;
- Recolha lixo se for possível;
- Não use drogas ou bebidas alcoólicas para diminuir o índice de acidente;
- PRESERVE SEMPRE A NATUREZA.
BOA DIVERSÃO PESSOAL
Curta nossa página no Facebook e coloque para receber todas notificações para não perder nenhuma notícia de atrativos naturais maravilhosos em todo o Brasil.
Largamos tudo e estamos viajando o mundo de bicicleta cadastrando mais atrativos naturais com todas informações necessárias para facilitar sua trip! Apoie nosso projeto fazendo uma doação de qualquer valor!