Qual a diferença entre Montanha, Pico, Monte…?
E ai pessoal tranquilo? Vocês que praticam o montanhismo, já se perguntaram “qual a diferença entre montanha, pico, monte…?” Estamos aqui hoje para tentar auxiliar vocês a tirarem essa dúvida. Colhemos bastante informações e juntamos tudo aqui para vocês. Veja as informações abaixo:
Quer ver mais matérias assim? Clique na categoria Entretenimento e na Categoria Legais.
Medidas sempre acima do nível do mar
A única certeza que temos é que a altitude é sempre mensurada de acordo com quantos metros acima do mar você esta, por exemplo: Estamos no cume do Agulhas Negras a 2789 metros de altitude, porém a sua altura fica em torno de 489 metros porque a sua base fica no Parque Nacional do Itatiaia que fica aproximadamente a 2300 de altitude, então o Pico das Agulhas Negras esta a 2789 metros acima do nível do mar, porém o seu visual será de apenas 489 metros de altitude devido a altitude da sua base, por isso para você que ler um relato ou pegar alguma informação e ver que o desnível é 2000 metros não se assuste, pode ter certeza que você não subirá 2000 metros.
Classificação mais utilizada no mundo
Encontramos algumas tabelas que classificam a diferença entre montanha, pico e etc. Esta tabela é utilizada mundialmente por isso acreditamos um pouco mais nela.
- Pedra, Serra, Serrado de 300 metros até 1499 metros
- Picos de 1500 até 4000 metros
- Montanha de 4001 até 6000 metros
- Monte de 6001 até 8000 metros
Seguindo esta “tabela” isso quer dizer que no Brasil não existe nenhuma montanha, porém mesmo nas montanhas mais altas o início da subida possui uma altitude muito mais elevada também, então nós classificamos nossa atividade como montanhismo ;)
Sim não faz sentido o MONTE FUJI se chamar “Monte” ele não possui 6001, sim gente dissemos que isso não é uma definição exata. rs
Classificação mais utilizada no Brasil
As definições mais clássicas são:
- Montanhas: elevações com “altura” superior a 300 metros em relação à sua base
- Colinas e Morros : elevações com altura inferior a 300 metros
- Pico : ponto mais alto de uma colina, de um morro ou de uma montanha
- Serra : conjunto de montanhas
- Escarpas ou “Encostas”: face ou inclinação de uma elevação
Conclusão
Bom é isso que pesquisamos sobre a diferença entre montanha, pico monte e etc porém não chegamos a uma definição concreta, porém acreditamos que independente da classificação, se é Pico, Montanha ou Monte você esta praticando uma forma de montanhismo, subindo o mais alto que você pode estar.
Esse contato com a Mãe Natureza poder ficar o mais próximo dela possível e ter uma visão e sensação inexplicável, isso é montanhismo, “piquismo”, “serrismo”, independente da definição, é isso que amamos e praticamos.
Se alguém tiver alguma informação ou conhecimento para agregar ou corrigir por favor nos ajude a deixar essa publicação mais eficiente para nossos leitores.
Boa diversão galera, e sempre PRESERVANDO A NATUREZA!
Curta nossa página no Facebook e vire nosso Fã para não perder nenhuma atualização.
Largamos tudo e estamos viajando o mundo de bicicleta cadastrando mais atrativos naturais com todas informações necessárias para facilitar sua trip! Apoie nosso projeto fazendo uma doação de qualquer valor!
14/12/2014
What’s up it’s me, I am also visiting this website daily, this website is genuinely fastidious and the people are truly sharing nice thoughts.